PLATAFORMA TRADEXPORT

NEGÓCIOS INTERNACIONAIS

A Globalização obriga as PME a reduzir a sua dependência dos mercados internos e a virarem-se para além das suas fronteiras de origem.

O processo de internacionalização está directamente relacionado com o aumento da performance das empresas, aumentando a competitividade, reforçando o crescimento  e mantendo a sustentabilidade  médio/longo prazo.

Todos os dias são muitas as empresas que iniciam com agressividade e coragem a competitividade além fronteiras, pois os empresários portugueses acreditam que a expansão dos seus negócios reside na exportação para novos mercados. Fazem adaptações nas suas empresas e tendem a lançar-se internacionalmente, desbravando caminho para um mercado consumidor exponencialmente maior.

Vários são os benefícios intangíveis da exportação. Uma das mais-valias associadas é o Marketing Reverso – ao promover os seus produtos no exterior, ao ser uma empresa que vende internacionalmente, ganha em notoriedade e um  posicionamento de empresa credível e confiável. Outra são, sem dúvida, as economias de escala (como a sua produção normalmente aumenta, os custos de produção diminuiem).

Para iniciar um processo de exportação a empresa deverá estar preparada, é necessário planeamento estratégico. Independentemente do modelo da empresa a exportação deve ser encarada como um acréscimo de valor,  tornando-se uma parte da estratégia da sua empresa a médio/longo prazo. O mercado não tem fronteiras!

Há que otimizar os recursos financeiros e humanos e responder aos desafios que se esperam. É prioritário capacitar os gestores de ferramentas que auxiliem na tomada das decisões como são o caso dos relatórios de empresa internacionais, que disponibilizam todas as informações comerciais e financeiras das empresas com quem se pretende trabalhar internacionalmente.

Portugal esta ser reconhecido pelos seus produtos de qualidade.

Prevê-se que o dinamismo das exportações se mantenha elevado, caso as condições externas se mantenham favoráveis, a par de uma desaceleração das importações.

O peso das exportações em Portugal já ultrapassou os 40% da riqueza que Portugal gera anualmente. A meta é que na próxima década a fasquia suba para os 50%.

O  Programa Internacionalizar  recentemente aprovado em Conselho de Ministros estabelece como objectivos  “aumentar as exportações de bens e serviços, assim como o número de exportadores, promover a diversificação dos mercados de exportação, incrementar os níveis de investimento, fomentar o aumento do valor acrescentado nacional, e promover uma maior e melhor articulação entre os vários agentes envolvidos nos processos de internacionalização da economia portuguesa.”

No Regulamento Específico do Domínio da Competitividade e Internacionalização, os incentivos a conceder aos projetos no âmbito da qualificação das PME e internacionalização das PME revestem a forma não reembolsável e são aplicados os seguintes limites de incentivo de acordo com as modalidades de candidatura:
– 500.000 euros no caso de projetos individuais;
– 180.000 euros valor médio máximo por empresa beneficiária, no caso de projetos conjuntos.

A época é de oportunidades e de ir ao encontro de um mercado externo com mais de 250 milhões de empresas para trabalhar.

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