NEGÓCIOS INTERNACIONAIS
A Globalização obriga as PME a reduzir a sua dependência dos mercados internos e a virarem-se para além das suas fronteiras de origem.
O processo de internacionalização está directamente relacionado com o aumento da performance das empresas, aumentando a competitividade, reforçando o crescimento e mantendo a sustentabilidade médio/longo prazo.
Todos os dias são muitas as empresas que iniciam com agressividade e coragem a competitividade além fronteiras, pois os empresários portugueses acreditam que a expansão dos seus negócios reside na exportação para novos mercados. Fazem adaptações nas suas empresas e tendem a lançar-se internacionalmente, desbravando caminho para um mercado consumidor exponencialmente maior.
Vários são os benefícios intangíveis da exportação. Uma das mais-valias associadas é o Marketing Reverso – ao promover os seus produtos no exterior, ao ser uma empresa que vende internacionalmente, ganha em notoriedade e um posicionamento de empresa credível e confiável. Outra são, sem dúvida, as economias de escala (como a sua produção normalmente aumenta, os custos de produção diminuiem).
Para iniciar um processo de exportação a empresa deverá estar preparada, é necessário planeamento estratégico. Independentemente do modelo da empresa a exportação deve ser encarada como um acréscimo de valor, tornando-se uma parte da estratégia da sua empresa a médio/longo prazo. O mercado não tem fronteiras!
Há que otimizar os recursos financeiros e humanos e responder aos desafios que se esperam. É prioritário capacitar os gestores de ferramentas que auxiliem na tomada das decisões como são o caso dos relatórios de empresa internacionais, que disponibilizam todas as informações comerciais e financeiras das empresas com quem se pretende trabalhar internacionalmente.
Portugal esta ser reconhecido pelos seus produtos de qualidade.
Prevê-se que o dinamismo das exportações se mantenha elevado, caso as condições externas se mantenham favoráveis, a par de uma desaceleração das importações.
O peso das exportações em Portugal já ultrapassou os 40% da riqueza que Portugal gera anualmente. A meta é que na próxima década a fasquia suba para os 50%.
O Programa Internacionalizar recentemente aprovado em Conselho de Ministros estabelece como objectivos “aumentar as exportações de bens e serviços, assim como o número de exportadores, promover a diversificação dos mercados de exportação, incrementar os níveis de investimento, fomentar o aumento do valor acrescentado nacional, e promover uma maior e melhor articulação entre os vários agentes envolvidos nos processos de internacionalização da economia portuguesa.”
No Regulamento Específico do Domínio da Competitividade e Internacionalização, os incentivos a conceder aos projetos no âmbito da qualificação das PME e internacionalização das PME revestem a forma não reembolsável e são aplicados os seguintes limites de incentivo de acordo com as modalidades de candidatura: – 500.000 euros no caso de projetos individuais; – 180.000 euros valor médio máximo por empresa beneficiária, no caso de projetos conjuntos.
A época é de oportunidades e de ir ao encontro de um mercado externo com mais de 250 milhões de empresas para trabalhar.
Conheça a TradeExport® – a inovadora e robusta plataforma de negócios internacionais da Infotrust que visa dotar o gestor de ferramentas para prevenção do risco e tomada de decisões com maior confiança, atualização dos dados de que já dispõe e levar a cabo acções de prospecção e marketing para novos clientes, fornecedores ou parceiros
Não perca a oportunidade de crescer!