OBSERVATÓRIO INFOTRUST 2018

ESTUDO DA EVOLUÇÃO ANUAL DE INSOLVÊNCIAS E PER’s EM PORTUGAL

Observatório Infotrust disponibiliza a evolução anual do número de Insolvências, PER’s e PEAP’s  registados em território nacional em 2018 com comparativos com o exato período homólogo. Contempla, ainda, informação comparativa num intervalo de 5 anos, com critérios geográficos e referentes aos setores de atividade.

Insolvências de empresas continuam em linha descendente

Em 2018 verificou-se um decréscimo nas insolvências, com 2.420 empresas insolventes, menos 296 (- 12,2%) em relação ao mesmo período de 2017.  

Esta é uma clara tendência desde 2014 e em 5 anos, os percentuais desceram mais 47%. Este fenómeno poderá estar relacionado com o fato da economia se encontrar numa fase de retoma.

Em termos geográficos, Porto, Lisboa e Braga lideram as zonas do país onde  mais processos de insolvência foram registados nos Tribunais Comerciais. No entanto, Lisboa (de todos os Distritos) foi o que registou o maior decréscimo relativamente ao ano anterior (- 26%). Os Distritos do Interior:  Bragança, Beja e Guarda não acompanharam esta tendência de redução, apresentando aumentos de 75%, 30% e 22% respetivamente.

No que concerne aos setores mais afetados são as Indústrias Transformadoras, Comércio e Retalho, Serviços e Construção, verificando-se, ainda assim, uma melhoria relativamente ao ano anterior (exceto nas Indústrias, onde se registou um ligeiro aumento).

Em relação às Insolvências Particulares a tendência nos últimos 5 anos também é de descida e, especificamente este ano de 2018, apresenta um decréscimo de 8% relativamente ao período homólogo.

 

Processos Especiais de Revitalização também em queda.

O Observatório Infotrust  demonstra que no ano transato, 324 empresas solicitaram a integração no Processo Especial de Revitalização (PER), menos 32,5% que em 2017, mantendo também este indicador, a tendência de decréscimo. Também no âmbito dos PER, o maior número de solicitações corresponde aos setores com mais pedidos de insolvência, nomeadamente a Construção (178 empresas em PER), Industrias Transformadoras (171), Comércio a Retalho (126) e Serviços (104).

Eventualmente o momento mais positivo da economia nacional, justifique esta tendência generalizada de melhoria e crescimento destes indicadores.

Para este estudo são consideradas as entidades com processos judiciais no período indicado, com publicação no portal Citius do Ministério da Justiça.

ALGUNS DOS NOSSOS PARCEIROS

ENTRE EM CONTACTO

Se deseja ser contactado por um consultor da Infotrust sobre um produto ou qualquer outra questão, por favor preencha o formulário abaixo com os seus dados.
NOME *
EMAIL *
TELEFONE / TELEMÓVEL *
* Campos de preenchimento obrigatório