Como a monitorização ajuda o seu negócio

   

Cerca de 85% das empresas portuguesas enfrentam, neste ano atípico, problemas de recebimento dos seus clientes. As margens de negócio estão sob pressão e os atrasos nos pagamentos aos fornecedores estão a prejudicar negócios, que até então, eram considerados saudáveis, e que hoje têm a sua sobrevivência ameaçada. Contudo, existem ferramentas que podem ajudar as empresas a prevenir grandes problemas de tesouraria, como sendo a Monitorização dos seus Clientes. 

 

Como reconhecer uma situação de perigo? 

No início de uma relação comercial com um novo cliente, é provável que o gestor obtenha informação detalhada para ter uma ideia clara da empresa com a qual está a negociar. O crédito é atribuído e o relacionamento estende-se no tempo.  

No entanto, isso não é o garante para que, no futuro, todas as transações tenham o mesmo desfecho. Existem contingências e contextos económicos que podem colocar em perigo essa estabilidade. O momento atual que a economia está a passar é bastante exemplificativo. O facto de um cliente ter cumprido com os prazos de pagamento, não significa que estará em condições de pagar nos prazos acordados no próximo negócio ou venda. 

Claro que poderá procurar informação sobre os seus clientes nas diversas fontes disponíveis, tais como pesquisas on-line, sites de notícias, reviews, comentários, entre outras fontes de informação.  

No entanto, o esforço e o tempo que a sua empresa terá de fazer na recolha e interpretação dessas informações, decerto poderá não compensar o resultado. Além disso, se a sua carteira de clientes for extensa, é impensável fazer internamente este tipo de pesquisa, de forma completa e atualizada. 

A nossa sugestão é que recorra aos serviços de empresas especializadas em serviços de informação para negócios e de apoio à gestão de risco de crédito, que dispõem de um conjunto de produtos e serviços completos para o apoiar nos seus processos de gestão de crédito. 

Entre os quais, destacamos o serviço de Monitorização de empresas. 

 

Um detetor de problemas e oportunidades. 

Monitorizar é a chave. Através de um sistema fácil de alertas, poderá detetar não só situações de risco, como oportunidades. Com um sistema de monitorização automático, ficará imediatamente informado sobre todas as modificações que ocorrerem na sua carteira de clientes. Quanto mais informações tiver, mais rápida e eficazmente poderá reagir a qualquer alteração que ocorra (o seu cliente foi declarado insolvente, os limites de crédito alteraram, foi interposta uma ação, publicou as suas contas anuais, entre outros). 

Um serviço eficiente e eficaz de monitorização de empresas acompanha permanentemente e identifica todos os eventos e alterações que ocorrem na dinâmica das empresas, nomeadamente: 

  • Estrutura social (alterações ao pacto social, capital e sócios, órgãos sociais, dissoluções, liquidação, sede social, entre outros) 
  • Registo de novas Ações Judiciais, Insolvências, Execuções, PERS 
  • Alterações nos Indicadores de Risco de Crédito (reputação financeira e comercial)
  •  Novas Informações Financeiras e Económicas (demonstrações financeiras – balanço e demonstração de resultados) 

 

Não perca a informação que pode ser decisiva para o seu negócio: 

  • Em relações comerciais que exigem compromissos de longo prazo e que envolvem elevadas quantias monetárias, que, logicamente, envolvem um maior risco de negócio.
    Se o seu cliente/parceiro tiver qualquer alteração a nível da estabilidade financeira,  quanto mais depressa tiver conhecimento da situação, mais protegido estará.
  • Quando celebra contratos a vários meses ou anos (com faturas mensais, trimestrais, semestrais), a monitorização constitui uma ferramenta essencial para acompanhar de perto a saúde financeira das suas empresas clientes. 
  • Em relações com fornecedores que assumem uma importância de peso no seu processo de produção, pois se esses mesmos fornecedores estiverem em dificuldades, poderá ver as suas compras comprometidas. 
  • Para estar atento a novas oportunidades de negócio. Se determinados clientes estão numa trajetória ascendente, com os indicadores de crescimento em alta, poderá ser o momento ideal para que a sua equipa comercial entre em ação.  

 

No contexto atual, torna-se ainda mais essencial estar em alerta, para um maior controlo e minimização do risco comercial, bem como para melhor aproveitar oportunidades de negócio que surjam, deverá colocar a sua carteira de empresas clientes em monitorização, ficando, em tempo real, em alerta sobre todas as alterações, incidências e eventos importantes que vão ocorrendo e afetem o seu negócio. Assim, poderá avaliar se as suas relações comerciais estão a evoluir positiva ou negativamente. 

 

Setembro 2020

 

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