Análise do Balanço e Demonstração de Resultados

Principais Indicadores de Avaliação

O Balanço e a Demonstração de Resultados constituem as principais informações da IES – Informação Empresarial Simplificada. São, por excelência, ferramentas importantes de análise de gestão, além de uma exigência legal para todas as empresas.

Assim, da sua interpretação é possível extrair diversas perspetivas sobre a saúde de uma empresa e projetar cenários futuros.

  • Quanto vale uma empresa?
  • Que dividas tem a terceiros e de que valor?
  • Quanto tem a receber de outras entidades?
  • Quais os tipos de ativos e de passivos que a empresa possui?

A informação constante no Balanço possibilita responder a estas questões e esta análise permite que os gestores conheçam melhor os seus clientes e, em consequência, estejam aptos a tomar decisões mais seguras, minimizando o risco associado à atribuição de crédito.

Analisar corretamente as contas anuais de uma empresa pode ser um enorme desafio, pois não é fácil retirar a informação mais importante de um documento tão completo como é a IES.

 

O QUE SÃO RÁCIOS FINANCEIROS?

Os Rácios Financeiros são indicadores essenciais na análise do presente de uma empresa e para antever a evolução do negócio no futuro.

OS PRINCIPAIS RÁCIOS FINANCEIROS

  • Liquidez Geral:capacidade financeira da empresa fazer face às suas responsabilidades no curto prazo. Quanto mais próximo de um, maior o equilíbrio financeiro de liquidez.
  • Rendibilidade Líquida das Vendas:capacidade de geração de lucro por cada euro vendido.
  • Autonomia Financeira: percentagem de ativos da empresa que é financiada pelos capitais próprios. Quanto maior for o valor, melhor será a autonomia financeira da empresa.
  • Solvabilidade: capacidade da empresa em solver as suas dívidas. Um valor superior a 1 ou 100%, significa que o património da empresa é suficiente para cobrir as suas dívidas.
  • Endividamento Geral: compara o nível de dívida contraída de uma empresa para financiamento da sua atividade. Valores baixos deste rácio são bons indicadores para a concessão de crédito.
  • Prazo Médio de Pagamentos: tempo médio de pagamento de dívidas
  • Prazo Médio de Recebimentos: tempo médio de recebimento de créditos


Como se pode verificar na figura, o Ativo é a componente principal da empresa e representa os Bens e os Direitos que a empresa possui. Já do outro lado, o Capital Próprio representa as obrigações que a empresa tem com os seus acionistas/sócios e o Passivo as obrigações que a empresa tem com terceiros.

No entanto, importa referir que para que o Balanço esteja correto o valor do Ativo tem de ser igual à soma do Passivo mais o Capital Próprio

 

Ativo – Em termos gerais, os ativos da empresa servem para esta desenvolver os seus negócios. São os montantes disponíveis para Investimentos.

 Passivo – rúbrica que mostra quais são as dívidas que a empresa detém, tanto a médio e longo prazo como a curto prazo. As características são idênticas às rubricas com a mesma denominação do lado do Ativo, a única diferença é que no Passivo são apresentados os valores que a empresa deve a outras.

Capital Próprio – nesta rubrica entram os valores com que os sócios ou acionistas entraram na empresa e as alterações que ocorreram posteriormente.

 

ANÁLISE DAS TENDÊNCIAS

Os números referentes ao final de um exercício, analisados de forma isolada, ainda que positivos, podem conduzir a uma interpretação não fidedigna, pelo que por uma questão de segurança na informação, é recomendada uma análise de pelo menos três anos. Desta forma, o gestor estará apto a confirmar os resultados recolhidos na primeira análise e avaliar as tendências.

Complementarmente, é aconselhável fazer um comparativo da empresa em análise, dentro do setor de atividade onde se insere, de forma a aferir se o desempenho desta está abaixo, acima ou na média do setor.

Todos estes indicadores não só contribuem para uma visão sobre a saúde financeira e operacional da empresa, como também podem determinar o sucesso da gestão em termos de operação eficiente e capitalização de oportunidades.

 

Junho 2019

ALGUNS DOS NOSSOS PARCEIROS

ENTRE EM CONTACTO

Se deseja ser contactado por um consultor da Infotrust sobre um produto ou qualquer outra questão, por favor preencha o formulário abaixo com os seus dados.
NOME *
EMAIL *
TELEFONE / TELEMÓVEL *
* Campos de preenchimento obrigatório