A RECLAMAÇÃO É UM PRESENTE DO SEU CLIENTE. RECEBA-O COM AGRADO.

A evolução no relacionamento das marcas e das empresas com os seus clientes

O empresário que recebe reclamações dos seus clientes deverá agradecer, pois estas, podem salvar empresas.

Longe vão os tempos em que a reclamação era encarada, pelas equipas comerciais, com uma conotação negativa. Mais tarde, mudou de nome para Feedback e é encarada como uma segunda oportunidade, que os clientes dão a uma empresa, para que as suas expetativas sejam satisfeitas.

A Gestão de Reclamações ganha importância, sendo criado um Departamento com metodologia, métricas e estratégias específicas para transformar as más experiências dos clientes, em experiências positivas, que permitirão ganhar a sua lealdade no futuro.

Há 15 anos estas afirmações eram atuais…

Hoje não são novas, mas continuam a ser verdadeiras, pois as pessoas continuam a ser pessoas, com desagrados, com frustrações, com queixas. Os meios adotados para mostrar o desagrado é que sofreram mutações profundas. Os consumidores e clientes arrumaram os telefones e deixaram de enviar e-mails a reclamar. Ainda que existam Livros de Reclamações físicos, o poder dos clientes ganha proporções de gigante no Mundo Digital, na Internet e nas Redes Sociais.

O empresário que recebe reclamações dos seus clientes deverá agradecer, pois elas podem salvar o seu negócio.

 

O SERVIÇO DE APOIO AO CLIENTE 2.0 
Surge então um novo paradigma. O Serviço de Apoio ao Cliente atingiu o nível 2.0: o atendimento via canais digitais, especialmente redes sociais, monitorizar a marca, absorver os comentários e direcionar sua estratégia de comunicação e atendimento ao cliente, de acordo com essa fonte gratuita de feedbacks. Este SAC 2.0 (ou SAC online), implica que a empresa esteja preparada para se comunicar com o consumidor, onde ele está preparado para se relacionar com sua empresa.

Todavia e como a realidade se altera a ritmos vertiginosos, o SAC 2.0 já não é um conceito novo. Já estamos na era do SAC 3.0.

O PODER DO SAC 3.0

O novo cliente está mais atento, digital e muito mais informado. Procura opiniões, comentários, experiências e é nas Redes Sociais que seleciona e partilha as suas preferências, o que deseja ou não receber.

O Supercliente dos dias de hoje, em apenas alguns cliques, pode partilhar uma mensagem no seu grupo de amigos/seguidores e, pelo poder da comunicação de rede, pode abalar/arruinar a reputação de uma marca. Falamos de superpoderes, pois se a mensagem é difundida a uma velocidade supersónica, as empresas têm de estar atentas, agir à velocidade da luz, em multicanais, como redes sociais, aplicativos vários e web sites, para evitar danos, por vezes irreparáveis.

A questão da nova era está em proporcionar um atendimento ao consumidor totalmente transparente e honesto. Mas o atendimento apenas, não é suficiente, o que se pretende é proporcionar a MELHOR EXPERIÊNCIA e, com isso um relacionamento que nos permita conhecer profundamente cada cliente, dentro da sua individualidade e, consequentemente, podermos acompanhá-lo e servi-lo à medida das suas preferências, adaptando e personalizando produtos e serviços.

Com relevância, clareza, gerando experiências extraordinárias estabelece-se confiança, criam-se relacionamentos, laços afetivos e o cliente torna-se um aliado de peso e protagonista na promoção da sua satisfação perante as suas redes, acabando por gerar pontos positivos para a sua empresa e muitas vezes revertendo uma situação, aparentemente negativa.

 

BOAS PRÁTICAS DE SAC 3.0 

  • Formação das equipas
    A formação constante da equipa de atendimento ajudará a melhorar continuamente todos os processos que envolvem auxiliar o cliente. Implementar processos com base nas técnicas mais utilizadas no momento e no que o que cliente precisa, de fato.

O acompanhamento por parte dos gestores também é parte essencial da formação, já que o frequente feedback dará uma visão geral sobre todo o funcionamento do atendimento.

  • Monitorização
    Investir em ferramentasde monitorização é uma boa forma de otimizar todos os processos de atendimento num único lugar. Isto porque o número de canais de suporte tende a crescer e é necessário acompanhar esta tendência de crescimento.

A automação e a gestão de processos são as palavras-chave nos tempos modernos e impõe-se uma maior rapidez e qualidade de resposta no atendimento. Com esta premissa, existem incontáveis softwares de armazenamento e filtragem de informações sobre os clientes.

  • Perceber o Cliente
    O SAC 3.0 traduz-se em proporcionar uma melhor experiência no atendimento. Assim, é fundamental conhecer o perfil de cada cliente, enquadrando os seus hábitos, preferências e necessidades.

Cada cliente é único apresentando diferenças que têm obrigatoriamente de ser levadas em linha de conta. Somente assim se poderá delinear estratégias e adequar a comunicação, para torná-la mais fluida e natural

  • As métricas
    Implementar este modelo de atendimento só faz sentido se se basear em métricas e indicadores. Estes servirão de metas a atingir e para validar o desempenho da equipa, com vista à constante melhoria do serviço.

Como está a relação da sua empresa com os seus clientes?

Julho 2019

 

ALGUNS DOS NOSSOS PARCEIROS

ENTRE EM CONTACTO

Se deseja ser contactado por um consultor da Infotrust sobre um produto ou qualquer outra questão, por favor preencha o formulário abaixo com os seus dados.
NOME *
EMAIL *
TELEFONE / TELEMÓVEL *
* Campos de preenchimento obrigatório