As compras de Natal dos Portugueses – Tendências 2019
Dezembro é, o mês rei para o comércio. A época festiva faz abrir os cordões da bolsa dos portugueses, que vivem intensamente esta época e a tradição de troca de presentes. Segundo o estudo da Deloitte (Natal 2019), que versa as perspetivas e expetativas de compra, em 8 países Europeus, conclui-se que os portugueses planeiam gastar uma média de 306 euros por agregado familiar com compras de Natal, menos 8 euros dos gastos estimados em 2018 e menos de metade do que planeavam há uma década.
Fonte: Estudo Deloitte 2019
A perceção da economia por parte dos consumidores No âmbito dos países estudados, Portugal continua a ser um dos países mais otimistas. A perceção dos consumidores nacionais mantém-se estável desde 2017, no que concerne à situação económica do país, por oposição ao período da crise, no qual 8 em cada 10 inquiridos afirmavam que a situação do país era negativa.
Onde compram os presentes de Natal – Compras Online Vs Offline Os consumidores europeus prevêem gastar 32,7% do seu orçamento disponível em presentes de Natal.
No que respeita ao comércio online, a previsão é de um aumento de 5% relativo a 2018. Ainda assim, espanhóis, alemães e portugueses demonstram, claramente, uma preferência pela compra em lojas físicas. Em Portugal, 80% das compras são realizadas em loja física. Fonte: Estudo Delloite 2019
Os consumidores ainda consideram que as mais-valias que apresentam as lojas físicas, são superiores e mais importantes que as da compra on-line.
Quais os presentes mais desejados?
A maioria dos participantes deste estudo, refere os chocolates como a prenda ideal para esta época natalícia, uma preferência que é partilhada por homens e mulheres. Todavia, mulheres e homens têm prioridades diferentes no que respeita aos presentes que gostariam de receber. Entre os adolescentes, moda e artigos de desporto são os presentes mais ansiados e entre os mais pequenos os blocos de construção estão no top dos desejos.
Quando compram, os portugueses, os presentes de Natal? Os primeiros 15 dias do mês de Dezembro constituem o período preferido, para os portugueses realizarem as suas compras de Natal. Todavia, verifica-se uma tendência de antecipação desse período. O mês de Novembro e, em especial, épocas de grandes Campanhas como a Black Friday, têm vindo a ganhar peso nas decisões de compra.
A título de resumo, os portugueses estão otimistas relativamente à economia, mas apesar disso, este ano não prevêem gastar desmesuradamente em presentes de Natal, aliás, perspetivam gastar menos, comparando com o ano anterior. Os hábitos de compra estão a alterar-se gradualmente: continuam a preferir comprar nos centros comerciais e outro comércio físico, mas verifica-se um aumento das compras de e-commerce e já não esperam por Dezembro para começar as suas compra.