A fraude nas empresas é percecionada pelos empresários portugueses, como um campo a germinar, um problema em expansão. Cerca de 47% das empresas que participaram no Fraud Survey Portugal, estudo efetuado pela Deloitte, no início deste ano, consideram que o número de ocorrências tem aumentado, identificando como principais custos associados a perda de reputação empresarial, bem como a redução dos lucros da empresa em questão.
O seu amplo domínio de atuação e a tendência evolutiva, obrigam hoje, as empresas a ter uma maior preocupação de compliance e combate à faude.
Em que setores de atividade se verifica um maior número de ocorrências?
O setor dos serviços financeiros é visto como o mais vulnerável às ocorrências de fraude, seguindo-se o dos bens de consumo e o dos serviços não financeiros.
No que diz respeito às áreas de negócio dentro das empresas, as mais passíveis de ocorrência de fraude são o Procurement (Compras), a área Comercial e por fim o Financiamento.
Fonte: Deloitte Fraud Survey Portugal
Que tipos de Fraude são mais comuns em Portugal?
Observando os resultados do Fraud Survey Portugal, sistemas de controlo ineficientes e falta de valores éticos são os principais motivos apresentados pelos empresários, para a ocorrência de fraudes nas empresas, bem como a pressão para resultados positivos da empresa e o nível remuneratório reduzido, sendo que estes últimos são razões menos relevantes.
Para que outro tipo de fraudes as empresas devem estar prevenidas
Falsa Identidade Corporativa
Quando são utilizados o bom registo e a boa reputação de pagamentos da sua empresa, para aquisição de bens e serviços de outras entidades, recorrendo a solicitações de crédito falsas.
Para proteger o seu negócio, mantenha a sua empresa em vigilância, para garantir que as suas Informações Comerciais e de Crédito para realizar verificações regulares dos seus clientes e fornecedores, procurando alterações inesperadas nas informações disponíveis.
Pedidos de crédito falsificados
Empresas enganosas que solicitam crédito representam um tipo muito comum de fraude.
Para proteger sua empresa, informe-se de forma aprofundada, antes de tomar uma decisão sobre a concessão de crédito. Realize investigação recorrendo aos relatórios de empresa, para verificar os sócios, a situação financeira, nível de risco e todo o histórico comercial da empresa em questão correndo, assim, os menores riscos possíveis na atribuição desse crédito.
Clonagem de sites
A clonagem de sites ocorre quando entidades fraudulentas criam uma réplica do site da sua empresa, com todas as funcionalidades, mas com algumas diferenças importantes. Este site pode redirecionar para o “site clone”, por exemplo, os detalhes financeiros que os clientes inserem ou alterar os detalhes de contato da sua empresa, prejudicando sobremaneira a reputação da sua empresa.
Para evitar essas situações, pesquise on-line sua empresa com regularidade, para garantir a sua presença on-line. Por outro lado, ao fazer negócios com outras empresas, procure sempre o símbolo de cadeado no site e verifique se o endereço da Web começa https: //, significando que subscrevem protocolos adicionais de segurança e fiabilidade.
Segundo o estudo da Delloite, ainda que a maioria das organizações inquiridas acredite que as melhorias na implementação de mecanismos de prevenção de fraude em Portugal são cada vez mais evidentes, mais de 70% considera que a tendência é um aumento de situações fraudulentas nas empresas.
De que forma a fraude poderá impactar a sua empresa
As fraudes são altamente prejudiciais e provocam, além das perdas financeiras e do abalo na reputação da empresa, um clima de insegurança no ambiente organizacional.
Os impactos negativos poderão ser:
– Redução da reputação
– Custos adicionais na realização de negócio
– Redução dos lucros
– Maior fiscalização contínua pelas autoridades (auditorias externas)
– Desvio de fundos
– Maior dificuldade no acesso ao financiamento
Grande parte das fraudes nas empresas é cometida por quem conhece muito bem os processos internos das empresas que pretendem fraudar, relativamente aos seus métodos de controlo, monitorização e vulnerabilidades.
Adote uma postura proativa na proteção dos seus ativos e identidade
O que fazem as empresas quando identificam um evento de fraude
O estudo da Deloitte indica que 60% das empresas, após a ocorrência de um evento de fraude na sua organização, promovem uma investigação interna e 24% das empresas, após essa investigação interna inicial, segue para a contratação de consultoria externa.
Assim, para salvaguardar o seu negócio, minimizando o risco de exposição à fraude, é crucial desenvolver um processo seletivo mais rigoroso, com informação fiável sobre as entidades com que se relaciona, recorrendo à análise de relatórios com a informação comercial disponível e fidedigna, bem como implementar práticas de compliance na cultura organizacional, além de usar tecnologia para aumentar o controlo e a possibilidade de auditoria sobre todos os processos internos, melhorarando a capacidade de prevenção e mitigação deste tipo de risco na sua empresa.
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Junho 2020