O Geomarketing como ferramenta estratégica
No momento atual, não é fácil as empresas definirem as melhores formas de venderem os seus produtos e serviços. Com tantas empresas em lay-off, com restrições de atuação em vigor, tanto a produção como o consumo têm de se adaptar. Apesar de parecerem tempos complicados em termos de expansão, com os recursos certos, é possível encontrar e gerar boas oportunidades de negócio.
Com base nas tendências de consumo identificadas pela Google, a primazia dos consumidores está orientada para os bens de primeira necessidade, com crescimento lógico neste segmento e queda das vendas nos restantes setores de atividade. Embora temporário, este impacto Covid 19 é forte, mas também leva a que os gestores e empresários potencializem a criatividade, renovem processos, introduzam inovações e explorem alternativas, que ainda não tinham sido consideradas.
Gerar oportunidades de negócios com todas as limitações do contexto atual
Com a pandemia da Covid 19, praticamente da noite para o dia, a população inteira mudou por completo os seus hábitos e planos de vida. Diversos setores foram afetados: restauração, turismo, cultura, comércio, shoppings, indústria, entre muitos outros. Importa agora decifrar a nova dinâmica do consumo e outras formas de chegar a novos clientes.
Nesta fase, encontrar um leque de clientes novos que estejam disponíveis para comprar os produtos e serviços da sua empresa e que tenham a capacidade financeira para fazer frente às suas responsabilidades de crédito, pode tornar-se um trabalho árduo. Assim, há que fazer a conjugação de várias informações para que possa ter a garantia, que as suas vendas são devidamente pagas.
A capacidade de visualizar dados “espaciais” e entender as relações entre locais específicos, ajuda as organizações a tomarem decisões estratégicas mais assertivas. Ao alavancar dados baseados em localização, as empresas podem identificar oportunidades de crescimento dos seus negócios, que até há bem pouco tempo podiam estar a ignorar.
Como utilizar o Geomarketing ?
Tendo como exemplo as empresas do Retalho, estas tendem a implementar as suas lojas físicas em áreas predominantemente comerciais. Todavia, com a recente alteração dos hábitos de vida (teletrabalho, férias, baixas de acompanhamento às crianças) a concentração de população encontra-se hoje mais em zonas residenciais, que procura, agora, soluções de proximidade.
Além disso, os hábitos de consumo alteraram-se rapidamente. Os consumidores estão a render-se ao digital (as compras online cresceram cerca de 200% desde o início do Estado de Emergência). Logo, é importante criar e manter um bom posicionamento na mente dos consumidores.
Este é o momento certo para compreender o novo comportamento de consumo dos seus clientes.
Dinâmica do Consumo
Desta forma, torna-se imperativo adaptar a estratégia a esta nova realidade, procurando não só apostar nos novos canais de distribuição, como o digital, principalmente no comércio eletrónico (e-commerce), mas também por uma análise mais detalhada dos pontos de venda físicos atuais, identificando o verdadeiro potencial das suas localizações e definindo novos mercados e abordagens, em regiões com um maior potencial de retorno.
No contexto atual, o mapeamento pode ser uma oportunidade para as empresas de produtos de consumo com stocks difíceis de escoar. Em termos de distribuição, o comércio local poderá ser agora uma alternativa, encontrando aqui uma franja de potenciais clientes, pouco explorados até ao momento. Adicionalmente, a sua empresa poderá ser percecionada de forma positiva, como preocupada com a estimulação das economias locais.
De forma complementar, uma robusta ferramenta de Geomarketing, poderá acrescentar informações importantes sobre as zonas de menor risco comercial e/ou de zonas com maior risco de incumprimento, sendo um auxílio precioso no desenvolvimento de uma estratégia comercial mais segura e que não prejudique a liquidez da sua empresa.
Algumas questões que plataformas de Geomarketing respondem:
Correlacionando informação do seu negócio com informações externas de mercado (financeiras, económicas, comerciais, de risco e demográficas), será possível conhecer com maior detalhe as suas áreas de influência, quais os riscos inerentes às mesmas e, não menos importante, identificar localizações geográficas com potencial, que podem não estão a ser devidamente exploradas.
Neste período inédito que estamos a viver, de recuperação e retoma da economia, serão os gestores e empresários mais ágeis, mais bem informados e com as estratégias mais assertivas, em suma, mais bem preparados, que vão conseguir ultrapassar (mais) esta crise com sucesso.
Novas Empresas Constituídas em Maio 2020
> AZINE UNIPESSOAL LDA > BINARYDRAGON-UNIPESSOAL LDA > LUZOOR UNIPESSOAL LDA > CERTEZA SENSATA-UNIPESSOAL LDA > LDMG LDA > MIRACULOUS VICTORY LDA > OBEDIENT STRATEGY, LDA > PRISMAS E TANGENTES, UNIPESSOAL, LDA > VITIS VERA – CUIDADOS MÉDICOS, LDA > ALVORADA ELEGANTE, LDA
Maio 2020