A Ciência do “Achismo” representa todo o conhecimento adquirido pelos gestores através de conversas, intuições, opiniões e subjetividade que impera em muitas estruturas organizacionais.
Infelizmente, algumas chefias de topo não conseguem conceber o retorno que a aposta na Inovação e Tecnologias de Informação poderá ter nos processos, no alcance dos objetivos e resultados da sua organização.
Vejamos o exemplo das campanhas de marketing cujo alcance tem pouca ou nenhuma expressão em oposição a outras que atingem bons resultados e consequentemente, potenciam negócio. Por que razão?
No caso dos bons resultados, a análise de Business Intelligence representa o diferencial na elaboração da campanha.
Mas o que é o Business Intelligence? Há um conjunto de teorias, metodologias, ferramentas, estruturas e tecnologias que transformam uma grande quantidade de dados brutos em informação útil para tomadas de decisões estratégicas.
Assim, concetualmente o termo Business Intelligence (BI), surgiu da necessidade de melhorar o processo de tomada de decisão dos altos gestores, de modo a terem a noção exata e o desempenho do próprio negócio a qualquer hora.
Numa organização com uma estrutura de BI, através das ferramentas de BI, torna-se possível recolher os dados provenientes de várias fontes internas (CRM’s, ERP’s, Legaccy, etc) e externas e através de um processo denominado ETL (Extract, Transformation and Load) transformá-los e inseri-los num Data Warehouse. Este é passível de ser subdividido e utilizado para assuntos específicos. Após o armazenamento, inicia-se o processamento analítico de dados on-line (OLAP), isto é: a conversão dos dados em informações, que serão disponibilizadas nos relatórios para que os analistas de negócios e gestores identifiquem tendências, tomem as suas decisões fundamentadas e em tempo real, delineando a estratégia a seguir pela empresa.
Porque ter um Sistema de BI na sua empresa?
Não há uma receita, nem uma garantia de que seus resultados serão satisfatórios, porém as boas práticas de BI evitam os processos de “tentativa/erro” na tomada de decisões e possibilitam conhecer os padrões comportamentais dos clientes, o que é determinante na estratégia de um negócio
Se ter um conhecimento profundo da sua empresa para competir com maior eficiência é uma mais-valia clara para o negócio e a melhoria dos seus resultados, conhecer os clientes e concorrentes torna-se igualmente um fator crítico de sucesso. Para facilitar essa tarefa, os Relatórios Empresariais que disponibilizamos são objetivos e reunem informações atualizadas, estruturadas, relevantes e de fácil interpretação, para que possa conhecer bem as empresas com as quais se relaciona e reduzir a sua exposição ao risco associado à realização de negócios.