TELETRABALHO - O NOVO STATUS QUO DO MERCADO EMPRESARIAL

Empresas portuguesas num esforço imediato de adaptação e aprendizagem

Com a conjuntura atual, muitas empresas foram forçadas a reagir rapidamente, procurando assegurar a continuidade dos seus serviços com a mesma qualidade, na tentativa de mitigar os impactos que esta “paragem” da economia está a impor.

Assim, o paradigma das organizações alterou-se. Postos de trabalho físicos, deram lugar ao teletrabalho e a resposta das empresas que puderam implementar esta alteração foi muito célere e eficaz. Em menos de 15 dias, muitos dos seus colaboradores começaram a trabalhar a partir de casa, garantindo que os serviços e os fluxos de trabalho com os clientes decorrem com normalidade. 

Até agora, havia uma apatia generalizada relativamente a este tema, uma vez que nem empresas, nem colaboradores consideravam esta forma laboral muito viável. Até há muito pouco tempo, apenas os Millennials (geração da internet) e, principalmente a Geração Z (digitais nativos), com forte propensão para usufruir da tecnologia independentemente da localização geográfica e que privilegiam as interações virtuais, pretendiam alterar a forma como se trabalha, promovendo o trabalho à distância.

Face às atuais circunstâncias, os empresários e os seus colaboradores estão de Parabéns.

Num tempo recorde, tiveram de adaptar os seus processos e a sua tecnologia de forma a responder positivamente às exigências do panorama atual. E estão a fazê-lo com mestria.

Nesse sentido, a experiência que muitos estão a viver, quase que de uma forma obrigada, poderá ser um marco para uma maior abertura no futuro a novas formas de trabalho, principalmente à distância.

Face às mais recentes notícias, e infelizmente, prevê-se que o isolamento e distanciamento social ainda seja necessário por um período longo e, como consequência, grande parte da população poderá ter de ficar em sua casa.

Mas as organizações não podem parar pelo que, aquelas que podem, continuarão a laborar em teletrabalho assegurando o seu normal funcionamento diário e, pode ser que venham a identificar e confirmar as vantagens neste modo laboral, que até aqui não haviam reconhecido.

Logicamente, não passaremos de um cenário onde o trabalho remoto era praticamente nulo, para uma massificação do trabalho à distância. Todavia, esta experiência social que nos está a ser imposta, poderá servir para demonstrar às organizações que é uma solução exequível e a ter em conta em determinadas situações, possibilitando uma poupança de custos e recursos, sem prejuízo no normal funcionamento das empresas.

Também nós, aqui na Infotrust, alterámos o nosso modelo de trabalho, procurando minimizar os impactos desta nova realidade. Adotando e implementado de forma transversal o teletrabalho, adaptámo-nos às circunstâncias, garantimos a segurança dos nossos trabalhadores e conseguimos manter o fluxo de trabalho dentro da normalidade, mantendo a nossa disponibilidade para todas as solicitações dos nossos clientes, com os mesmos níveis de qualidade.

 

_____________________________________________________________________________________________________

Novas empresas constituídas

> CASA DO POVO DO CANICO
> HUGO PITEIRA UNIPESSOAL LDA
VANESSA BARRAGAO UNIPESSOAL LDA
> FUTURO INEDITO LDA
> WARRIOR CHOICE UNIPESSOAL LDA
> ALEXANDRE MARGALHAU SOARES LDA
> DUNAS E CERCAS UNIPESSOAL LDA
> MIGUEL MARTINS CARNEIRO LDA
> ANGIOVASCULAR-MANUEL E JOANA LDA
> QUINTA DO MONTE TRAVESSO UNIPESSOAL LDA

 

 

 

 Março 2020

 

 

ALGUNS DOS NOSSOS PARCEIROS

ENTRE EM CONTACTO

Se deseja ser contactado por um consultor da Infotrust sobre um produto ou qualquer outra questão, por favor preencha o formulário abaixo com os seus dados.
NOME *
EMAIL *
TELEFONE / TELEMÓVEL *
* Campos de preenchimento obrigatório