COMO O GEOBUSINESS PODE AJUDAR?
Num mercado cada vez mais competitivo, a única opção das empresas é aproveitar as Novas Tecnologias para se distanciarem dos concorrentes e serem vistas de forma diferenciada pelos clientes.
Quando se perspetiva a expansão de um negócio, vários desafios se colocam, como por exemplo:
Adotando o conceito de Intelligence Location para encontrar soluções para um negócio, com base no estudo de uma região, é mais tranquilo tomar a decisão de expandir um negócio.
Entenda a realidade do seu negócio.
Antes de expandir é fundamental conhecer a sua empresa a fundo. Analise o seu market share, as zonas de implantação que lhe trazem maiores lucros, que tipos de clientes, o que compram, quanto gasta a empresa em Marketing e Vendas.
Coloque os processos internos em ordem, para entender os seus custos de expansão.
Elabore relatórios de performance para saber o custo do projeto, calcule o capital necessário, aplicações necessárias, se há ou não necessidade de consultoria e estabeleça objetivos SMART (Específicos, Mensuráveis, Alcançáveis, Relevantes e Temporizáveis).
Expandir sem esses elementos claros pode ser catastrófico financeiramente.
Conhecer profundamente sua concorrência é outro dos requisitos mais importantes para planear a expansão um negócio. .
Tomar como referência as empresas que estão a ter sucesso com soluções semelhantes à sua e replicar as boas práticas: quem são os fornecedores, formas de pagamento, políticas de pré-venda e pós-venda. Cada detalhe, nesta fase, poderá fazer a diferença.
Também é importante analisar o que não correu tão bem com a concorrência, para evitar incorrer nos mesmos erros.
Perceber onde estão as lacunas, onde a concorrência não está. Identifique com maior precisão as oportunidades de venda
A Formação é uma ferramenta insubstituível para garantir a eficiência da equipa. Porém, não se limite a isso. Procure envolver a sua equipa nos objetivos, mostrando a relação entre o sucesso do projeto de expansão da empresa e os colaboradores envolvidos.
Avançar para um projeto de expansão, pode ser desgastante, por isso certifique-se que tem a sua equipa consigo. Aproveite as mais-valias de cada colaborador e aplique nas diversas áreas. Um colaborador ao sentir que o seu contributo é um fator critico de sucesso trabalhará mais motivado.
Invista em qualificações específicas ou, se a empresa não puder suportar esse custo, incentive os seus colaboradores a fazerem cursos online, palestras e workshops. O importante é garantir capacitação técnica e motivação para que o desempenho dos colaboradores seja o esperado.
Não se esqueça que em equipa, os resultados aparecem mais rápido.
É importante que conheça seu cliente profundamente e saiba o máximo possível sobre suas necessidades, hábitos e também sobre as suas preferências e desejos. Partindo destas informações destas informações poderá planear as estratégias mais adequadas para seus negócios e como rentabilizar toda a sua operação.
Ignorar o comportamento do cliente e ignorar o custo de implementação em determinada região é um erro muito comum na expansão de negócio. Por isso, “faça os TPC”: faça um levantamento de dados com todas as informações que tem ao seu dispor, sobre os seus clientes, quem são, do que gostam, o que vêem, onde compram, como compram, de que região são. Fale com os clientes, ouça o feedback dos comerciais. Essa informação depois de trabalhada e organizada, só irá favorecer o seu planeamento e norteará o seu processo de expansão.
Saber onde estão os clientes, os potenciais clientes, os concorrentes, são algumas das questões com que se deparam os empresários, quando se lançam num processo de expansão de negócio.
A recolha de dados está cada vez mais facilitada pelas novas tecnologias. Todavia a transformação de dados em informação relevante é um grande desafio para os empresários.
Vamos tomar por exemplo uma rede de lojas: ao estabelecer objetivos de crescimento, não poderá simplesmente concluir que todas elas têm de ter uma taxa de crescimento de 5% no próximo ano. Terá de tomar em consideração a realidade das regiões onde cada uma está implantada. Ao incluir a localização geográfica na sua análise, poderá verificar que algumas lojas já estão a ter o desempenho máximo que aquela região permite, ao invés de outras que, aparentemente, faturam muito, estando no entanto, muito aquém do potencial de mercado.
Ainda pegando no mesmo exemplo, ao pretender expandir para outras regiões, o empresário tem de adotar estratégias específicas para cada localização, com objetivos distintos. Cada região requer um estudo individualizado.
É necessário fazer o levantamento de todas as informações comerciais, financeiras e socio-demográficas, sem estar presente naquela região, analisando seu mercado através de um “olhar externo”.
Os erros mais comuns são:
Nestas situações o Geobusiness é uma ferramenta extremamente poderosa, que facilita sobremaneira, todo o processo.
As análises geográficas potenciam as ações da empresa. Adotá-las como uma ferramenta para preparar a expansão, será uma base de sustentação para o processo. Fatores financeiros, comerciais, socio-demográficos são tidos em consideração, ajustando-os à localização geográfica dos mercados, atribuindo um maior grau de exatidão, segurança e confiança às suas decisões.
Onde o Geobusiness pode atuar:
Não falamos de um simples sistema de informação, mas de Intelligence Location, que não nos dá uma resposta apenas à questão “onde”, mas para quem, como e por que razão, que pode ser o fator que diferencia o Sucesso de um Fracasso de um negócio.
Saiba mais sobre como o Geobusiness poderá dar uma nova visão do seu negócio.
Novembro 2019