ANÁLISE E CONCESSÃO DE CRÉDITO
Concessão de crédito é o fornecimento de crédito a uma Entidade. Este capital de crédito possibilita acesso a bens e serviços que, de outra forma, não seriam adquiridos ou demorariam a ser.
Esta operação causa um impacto financeiro na empresa credora, já que conceder crédito a uma Entidade que não possui condições de efetuar seu pagamento pode exigir negociações, obrigar a empresa a ter em carteira o crédito cedido até que o cliente efetue o pagamento e, em alguns casos, não receber a dívida. Nesse caso, a empresa pode recorrer à justiça sem garantia de ser ressarcida por a Devedora não possuir nenhum bem ou recurso e assumir a dívida acrescida de despesas de esforço de cobrança e custos adicionais de serviços jurídicos.
Por isso a importância da análise de crédito.
Análise de crédito é o momento em que, de forma automática ou manual, as informações da interessada em adquirir crédito são avaliadas e ponderadas em relação ao risco de endividamento que a Entidade credora corre. Desta forma, a concessão de crédito torna-se mais segura, e o crédito passa a ser o que se denomina atualmente de crédito responsável, com inegáveis benefícios para o equilíbrio econômico e o fomento dos negócios.
Para a atribuição de crédito é importante fazer uma análise que deve conter toda a informação disponível sobre o cliente, a sua atividade, o seu histórico, o seu mercado, para alem de outros elementos do seu negócio de forma a ser possível proceder á análise quantitativa e qualitativa para a concessão de crédito.
Para a análise quantitativa o analista de crédito deverá dispor dos Mapas Financeiros
O Analista de Crédito tem que dispor de Relatórios de Negócio que lhe permita avaliar a capacidade da empresa para desenvolver a sua atividade com sucesso ao nível da gestão diária, curto prazo, e também no seu potencial futuro, a médio longo prazo. Notar ainda a importância que determinados elementos como incidentes comerciais, referências negativas e frequentes atrasos nos pagamentos têm na concessão de crédito.
A valorização desta avaliação permite-lhe apurar o sucesso da empresa e a sua capacidade para gerar fundos necessários para o reembolso ou pagamento dos créditos concedidos.
Na análise qualitativa é necessário conhecer o seu negócio e ter a perceção dos seus riscos, que passa pela análise de diversos fatores, nomeadamente ao nível da gestão da empresa em desenvolver todos os esforços necessários para maximizar o seu valor económico e da sua envolvente externa completada com sua estratégia de negócio.
Estas ferramentas de análise de crédito permitem apurar que a gestão da empresa é responsável pela sua continuidade e a sua avaliação é um elemento precioso no crédito a conceder.
Existem no mercado nacional entidades especializadas em fornecer Relatórios de Negócio / Relatórios de Crédito que disponibilizam informação detalhada, que permite ao analista de crédito consultar todos os elementos online e tomar uma decisão em real-time.
Uma correta definição e avaliação do risco do negócio possibilita a sua efetivação e a definição de condições adaptadas à capacidade de reembolso do Cliente.